Sunday, January 1, 2012

Regressa a emoção dos 4 Trampolins



Com o aproximar do fim de ano chega também um dos mais emocionantes torneios que os adeptos de saltos de esqui apreciam. Os 4 Trampolins são a “Liga dos Campeões” da modalidade e quem o vence fica para sempre na história. Saiba mais sobre este torneio.


A competição arranca em Oberstdorf, na Alemanha, nos dias 29 (Qualificação) e 30 (Competição) de Dezembro e segue depois para Garmisch-Partenkirchen também na Alemanha. Dia 31 realiza-se a última qualificação do ano seguindo-se a competição no dia 1 de Janeiro de 2012. Evento de grande tradição no centro da Europa é um “must” dar as boas-vindas ao novo ano com uma prova de saltos.
A competição segue posteriormente para a Áustria, para Innsbrück nos dias 3 e 4 de Janeiro. A grande apoteose deste mítico torneio acontece em Bischofshofen no dia 6, precedido da qualificação no dia anterior.


É provavelmente o troféu mais cobiçado por todos os atletas que, apesar de sonharem em vencer a Taça do Mundo, sabem que uma vitória neste torneio onde só os melhores figuram, os coloca na galeria dos imortais.

Os favoritos


Por todas e mais algumas razões os austríacos são sempre favoritos a vencer. Para além de dominarem nos últimos anos o campeonato, jogam a segunda parte do torneio em casa e têm um excelente treinador: Alexander Pointner.


Andreas Kofler é provavelmente o atleta favorito a conquistar a prestigiada competição. O austríaco já tem um destes troféus, foi em 2009-2010 que garantiu a vitória, numa época em que só ganhou na primeira prova. Actualmente, Kofler respira confiança, lidera a Taça do Mundo e venceu o último evento antes da paragem de Natal.


Concorrência vive em casa


Kofler não precisa de procurar fora do seu balneário para ver os seus principais rivais. Thomas Morgenstern defende o título de campeão dos 4 trampolins conquistado na época passada em que juntou ainda o globo de cristal. As prestações do “estrela da manhã” não têm sido tão boas como no passado mas é sempre um rival a ter em atenção.


Gregor Schlierenzauer


Puro talento inato Gregor Schlierenzauer é alguém que procura dos poucos títulos que lhe faltam no currículo com apenas 21 anos. O “puto maravilha” ainda não “carburou” mas este ano já tivemos amostras dos estragos que pode vir a fazer. Uma queda em Engelberg, na Suíça, no último salto, tirou-lhe a possibilidade de vencer sobre Bardal. Ainda esta época, Schlieri já logrou bater mais um recorde: soma 36 vitórias na Taça do Mundo igualando o finlandês Janne Ahonen, terceiro melhor saltador da história. Está a apenas 3 triunfos de igualar o polaco Adam Malysz e a 10 do máximo vencedor, o finlandês Matty Nykanen.


Os FeF


Nos últimos 20 anos, a Alemanha viu apenas dois homens da casa vencerem o prestigiado troféu. Jens Weissflog e Sven Hannawald, este último detém um recorde único. Nos 60 anos de competição ninguém logrou o seu feito que consiste em ganhar todas as 4 provas da competição. Este ano celebra-se o 10.º aniversário desta vitória e mais do que nunca, os germânicos acreditam que podem ter um homem na corrida…na verdade dois. Richard Freitag e Severin Freund. O primeiro explodiu esta temporada e revela uma maturidade muito grande para a idade tendo garantido a primeira vitória da carreira em Harrachov (curiosamente onde 30 anos antes o pai também tinha feito o mesmo). O segundo é uma confirmação. Mais velho, mais experiente e talvez mais calmo nos momentos de pressão, pode ser a principal estrela em foco no torneio para os média da Alemanha. A dupla Freitag e Freund (FeF) pode fazer frente aos austríacos, algo que não acontecia há muito tempo.

A surpresa Bardal

Os noruegueses têm um novo treinador, Alexander Sotckl, e não foi preciso esperar muito tempo para ver resultados efectivos. A grande surpresa foi talvez o facto de vir do veterano Anders Bardal e não da promessa Tom Hilde. Os bons resultados começaram em Lillehammer e foram continuando até culminaram em Engelberg com a segunda vitória da carreira do veterano. Tal como Sigurd Pettersen em 2004 e Anders Jacobsen em 2007, Bardal é o próximo na lista a ter sérias possibilidades de vencer.

Sotch e Ammann


Outras duas figuras que se candidatam à vitória final em Bischofshofen são Kamil Stoch e Simon Ammann. O polaco é o herdeiro natural do grande Adam Malysz. O jovem de Zab chega motivado pela conquista do campeonato nacional apesar de ainda não estar a mostrar os saltos da época passada.
Já o suíço vê esta como a última oportunidade de vencer o único troféu que lhe falta no currículo. Ammann tem mesmo tudo, incluindo os 4 ouros olímpicos únicos em toda a história da modalidade e só lhe falta mesmo este título para se poder reformar. Ainda assim, Harry Potter não está tão forte como no passado.
Da Finlândia, pouco ou nada se espera à excepção talvez de Matti Hautamaeki que tem sido a âncora da equipa mas o ano tem corrido muito mal. Entre falta de elementos experientes e algumas lesões importantes será uma miragem ver alguém seguir as pisadas do grande Janne Ahonen, penta-campeão dos 4 Trampolins.


A Eslovénia possuiu várias jovens promessas como Prevc ou Tepes mas o principal elemento desta selecção é mesmo o veterano Robert Kranjec, uma surpresa que nos momentos de maior tensão pode fazer o brilharete e sobretudo em trampolins “maiorzinhos”. Finalmente da República Checa só Roman Koudelka tem hipóteses reais de pontuar.

Os 4 Trampolins prometem muito espectáculo e muita emoção ao longo das próximas semanas e poderá acompanhar em directo todas as qualificações e todas provas em directo no Eurosport, com os comentários de Vasco Simões.


Mais detalhes de programação em tv.eurosport.pt e em www.facebook.com/saltosdeesquinoeurosport

No comments: