Sunday, January 1, 2012

Schlierenzauer iguala Bigode Voador

Gregor Schlierenzauer continua a superar recordes com apenas 21 anos. O “puto maravilha” de Fulpmes não só celebrou a segunda vitória nos 4 Trampolins, como atingiu os 38 triunfos na Taça do Mundo, igualando o polaco Adam Malysz.
Está a apenas a oito de “apanhar” o melhor saltador de sempre, o finlandês Matti Nykaenen.


O primeiro dia do ano em Garmisch-Partenkirchen foi de bonança e boas condições de saltos (contrariamente à qualificação do dia anterior) pelo que foi possível assistir a um bom espectáculo.


Com uma casa cheia, milhares de adeptos germânicos viram um austríaco triunfar no trampolim Olímpico. “Schlieri” somou a segunda vitória consecutiva na prova e está a apenas duas de fazer o pleno na competição, o que lhe pode valer mais 800 mil euros de prémio e igualar o feito único do alemão Sven Hannawald.


Gregor Schlierenzauer, à semelhança de Oberstdorf, realizou uma primeira ronda que não deu hipóteses à concorrência para poder gerir a segunda a seu belo prazer. Marcas de 138m e 134m valeram-lhe 274,5 pontos.

A maior oposição acabou por vir do compatriota e líder da Taça do Mundo, Andreas Kofler, que terminou a primeira ronda com 130m na 10.ª posição e depois “cresceu” com um salto de 137,5m que lhe valeu a medalha de prata.


A terceira posição na tradicional prova que dá as boas vindas ao novo ano coube a Daiki Ito. O japonês assinou uma das melhores prestações da carreira. Fez os saltos mais distantes das duas rondas (138,5m e 141,5m este último a 2 metros do recorde do trampolim) mas teve problemas no capítulo da aterragem tendo falhado o Telemark.


O Japão tem ainda outra razão para celebrar: Taku Takeuchi terminou a prova em 4.º lugar e garantiu o melhor resultado da carreira. Recebeu ainda o prémio “Man of the Day”.


Com os mesmos 268 pontos de Takeuchi terminou o polaco Kamil Stoch. Ambos falharam o pódio por apenas 1,6 pontos.


Grandes derrotados


Os grandes derrotados do dia acabaram por ser os alemães e os noruegueses. Severin Freund e Anders Bardal constituíam as principais esperanças destas duas nações mas os resultados não apareceram.


Freund terminou em 7.º lugar atrás do austríaco Thomas Morgenstern ao passo que Bardal foi 9.º classificado.


Ainda dentro do top-10 ficaram o checo Roman Koudelka (8.º) e o suíço Simon Ammann (10.º) que entretanto recuperou da gripe que o tinha afectado em Oberstdorf e mostrou mais qualidade nos saltos. No entanto, parece ser tarde para poder lutar pelo troféu.


Destaque ainda para as eliminações precoces no “mata-mata” dos veteranos Wolfgang Loitzl, Martin Schmitt, Matti Hautamaeki e Bjoern Einar Romoeren. Ficaram arredados da derradeira ronda.


Schlierenzauer consolida liderança do torneio


A próxima prova pode ser aquela praticamente garante o título a “Schlieri”. O austríaco joga em casa no Berguisel de Innsbruck e, caso vença, estará a um pequeno passo de poder levantar a taça, ainda que na mente esteja também fazer o pleno. O “puto maravilha” lidera os 4 Trampolins com 557.8 pontos. Kofler tem 535.6 pontos. Ito é 3.º com 532.3 pontos. Em 4.º surge o campeão em título do torneio Thomas Morgenstern com 532.2 pontos. Freund soma 526.2 pontos e é 5.º na classificação.


Mais detalhes de programação em tv.eurosport.pt e em www.facebook.com/saltosdeesquinoeurosport

No comments: