Sunday, January 1, 2012

Tripla austríaca em Oberstdorf

O arranque da 60.ª edição do Torneio dos 4 Trampolins, em Oberstdorf, na Alemanha teve de tudo: muito público, mau tempo, repetição de ronda, uma queda e muita emoção que terminou com uma tripla austríaca no pódio liderada por Gregor Schlierenzauer.


O “puto maravilha” de Fulpmes chegou a Oberstdorf cheio de motivação para vencer após a queda em Engelberg, na Suíça, onde deixou fugir a vitória para Anders Bardal…e não defraudou. “Schlieri” bateu toda a concorrência incluindo os compatriotas Andreas Kofler e Thomas Morgenstern garantindo a 37.ª vitória da carreira na Taça do Mundo perante mais de 25 mil adeptos que encheram as bancadas do Schattenberg.


Depois de uma primeira ronda cancelada devido às más condições do vento e de resultados muito maus, a organização decidiu repetir todas as marcas, cancelando todos os saltos. No reatar do evento, meia-hora mais tarde as marcas indicavam que a segunda ronda teria fortes possibilidades de não acontecer. Razão pela qual alguns atletas sacrificaram a técnica em prol da distância. Foi o caso de Gregor Schlierenzauer que ganhou a aposta. O austríaco garantiu um salto de 133m ficando a apenas 0.4 pontos do compatriota e líder da Taça do Mundo, Andreas Kofler.


A segunda ronda perspectivava um duelo Schlieri – Kofler e foi exactamente o que aconteceu. A organização decidiu avançar com a prova apesar de não existirem as condições ideais, no entanto, eram as suficientes para poder continuar.


Depois de uns saltos iniciais mais fracos, foi a vez do norueguês Anders Bardal brilhar e subir de um 12.º lugar para o 6.º graças a um esforço de 131,5m, o segundo melhor salto da derradeira ronda.


Tom Hilde viria a tentar superar o compatriota mas sofreu uma valente queda que lhe valeu umas nódoas negras. Abandonou o terreno em maca mas fez questão de acenar à multidão talvez querendo tranquilizar os seus adeptos. Foi levado para o hospital por precaução.


No final, os austríacos não deram hipóteses à concorrência. Espicaçados na moral pela aparente ascensão dos alemães e noruegueses, puxaram dos galões e mostraram a fibra de campeão. Thomas Morgenstern veio do 5.º lugar para colocar-se em 3.º não dando possibilidades a Severin Freund da Alemanha que foi 4.º e a Daiki Ito do Japão que foi 5.º e Man of the Day.
Chegava a altura do “mata-mata” entre Schlierenzauer e Kofler. Desta feita o “puto maravilha” explodiu e arrancou uma marca de 137,5m pressionando o líder da Taça do Mundo que saltava logo a seguir.


Com Schlieri no comando era a vez do polícia mostrar serviço. Quando parecia que ia destinado para o quinto triunfo da época repentinamente Kofler perdeu toda a pressão debaixo dos esquis resultando quase na sua queda. 133,5m que poderiam antes ter sido um novo recorde se não fosse a “travagem surpresa”.


Apesar do susto, valeu o segundo lugar. Já não fugia a vitória a Schlierenzauer que se proclamou vencedor em Oberstdorf e somou a 37.ª vitória da carreira ficando agora a duas do polaco Adam Malysz e a 9 do “grande” Matti Nykanen.


Simon Ammann mesmo engripado pode completar a competição mas num modesto 12.º lugar mas fica patente a incapacidade do helvético para poder lutar pelo único troféu que lhe falta na galeria de taças.


O esloveno Robert Kranjec e checo Roman Koudelka em 7.º e 9.º lugar respectivamente estiveram bem acabando por somar importantes pontos para a competição.


Não passaram à ronda final entre outros Wolfgang Loitzl, Bjoern Einar Romoeren e Martin Schmitt que assinaram uma prestação muito fraca.


Dia 1 de Janeiro realiza-se a segunda etapa dos 4 Trampolins em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, precedida dia 31 de Dezembro da ronda de qualificação.


Feliz Ano Novo!!!


Mais detalhes de programação em tv.eurosport.pt e em www.facebook.com/saltosdeesquinoeurosport

No comments: