Sunday, October 9, 2011

Pavel Karelin morre em acidente de viação



Morreu Pavel Karelin, uma das mais jovens promessas dos saltos de esqui da Rússia. O atleta de 21 faleceu na sequência de um acidente de viação ocorrido esta madrugada em Nizhni Nowgorod.

De acordo com a agência Interfax, a equipa de socorristas que foi chamada ao local já nada pôde fazer pelo atleta.

O técnico de Karelin e vice-presidente da Federação Russa de Esqui, Alexander Syyatov, disse à imprensa que o atleta morreu devido ao impacto, após os ‘airbags’ não terem disparado.

Dois dos seus amigos que também estavam no automóvel foram hospitalizados, um deles em estado grave.

O legado de Karelin

Karelin com 21 anos era já o capitão da selecção russa e considerado uma das esperanças para as medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 que se realizam em Sochi, na Rússia.

O russo, que conquistou vários títulos nacionais e teve três lugares no pódio em provas da Taça do Mundo de 2009, (por equipas e individual) já tinha participado nos jogos Olímpicos de Inverno de 2010 no Canadá e em três Campeonatos do Mundo.

O momento mais alto da carreira

O maior feito de Pavel Karelin na modalidade ocorreu no dia 1 de Janeiro de 2011. O russo conseguiu o primeiro pódio individual da carreira, ao terminar em segundo lugar na mítica prova de Garmisch-Partenk (Alemanha), durante o Torneio dos 4 Trampolins. Na altura marcou presença no pódio com Simon Ammann e Adam Malysz.

Esta temporada parecia prometer mais pódios para o jovem russo. Karelin tinha garantido outro segundo lugar, desta feita em Wisla, Polónia, no Grande Prémio de Verão atrás de Thomas Morgenstern e um terceiro por equipas em Zakopane também na Polónia.

Karelin igualou o pódio conseguido pelo veterano Dmitri Vassiliev. O primeiro atleta da era pós-soviética a marcar presença entre os três melhores em provas da Taça do Mundo.

1 comment:

TehTeh said...

soi uma pena, ele estava a subir de forma...

espero que volte a postar quando começar a taça do mundo!