Sunday, March 11, 2007

Uma prova muito estranha


Foi sem duvida a prova de Ski Junping mais atípica desta temporada 2006/2007 a que podemos assistir em Lahti, na Finlândia. Com excelentes condições climatéricas para saltar e um numeroso publico a apoiar os atletas estavam reunidos todos os factores para ter um dia espectacular de competição mas… curiosamente algo de muito estranho aconteceu.
O líder da Taça do Mundo, Anders Jacobsen, bem como os dois austríacos Gregor Schlierenzauer e Thomas Morgenstern foram surpreendentemente eliminados na primeira ronda de saltos. O suíço Simon Ammann terminou na 27ª posição e qualificou-se mesmo à tangente. Um duro golpe nas aspirações destes atletas que, pela primeira vez nesta temporada, foram eliminados. As razões apenas os atletas as conhecerão.
Melhor esteve Adam Malysz que está a realizar uma recta final de campeonato impressionante. Terminou em primeiro com um salto de 125m, o melhor da ronda inicial. Com os principais adversários fora da corrida o polaco tinha a vida facilitada e entrava na segunda ronda com uma oportunidade de ouro para encurtar a diferença de pontos, na classificação geral da Taça do Mundo. Contudo, Malysz não deu hipóteses e arrancou um enorme salto de 128m relegando o austríaco Andreas Kofler e o alemão Martin Schmitt para o segundo e terceiro lugar do pódio. Schmitt celebrou muito e com razão já vez que não subia ao pódio há demasiado tempo.
Os finlandeses não aproveitaram o enorme apoio do publico para chegar às medalhas. O melhor atleta da casa foi o veterano Jane Ahonen que terminou na oitava posição. Muito trabalho pela frente espera os principais atletas do circuito. Terão que melhorar muito a má imagem deixada em Lahti.
Com este resultado Adam Malysz sobe para a segunda posição da classificação geral da Taça do Mundo, e ultrapassa Schlierenzauer que agora é terceiro. Jacobsen segue na liderança mas com uma margem muito curta. A época está prestes a terminar e todos os pontos contam. Os últimos saltos deste Inverno vão ser decisivos e o nome do vencedor deverá ser uma incógnita até à prova final, em Planica, na Eslovénia.

No comments: