Monday, February 26, 2007

Simon Ammann é o novo Campeão do Mundo


Simon Ammann é o novo Campeão do Mundo em trampolim K-120. O saltador suíço conseguiu a vitória por uma unha negra, com uma diferença de apenas 0.2 pontos. Em segundo ficou o jovem finlandês Harri Olli e, em terceiro, o norueguês Roar Ljoekelsoey.
A prova pautou-se pelo “aborrecimento total”, uma das piores da temporada em termos de espectáculo. No final da primeira ronda, Simon Ammann registou o melhor salto com 125m, apenas 5 metros acima da linha de calculo. De resto, só seis atletas mais o conseguiram fazer. Muito pouco para uma prova como os Campeonatos do Mundo.
A segunda ronda acabou por ser igualmente aborrecida sem grande emoção até aos últimos sete saltos. Nem mesmo Gregor Schlierenzauer e Anders Jacobsen foram capazes de “incendiar” a prova. Acabou por ser o finlandês Janne Ahonen, vencedor da edição anterior, com um salto de 130 metros. Felizmente os restantes atletas acordaram e, a cada salto, a liderança lá foi mudando de mãos. Primeiro Áustria com Thomas Morgenstern - 131m, depois Polónia com Adam Malysz - 133m, seguiu-se a Noruega com Roar Ljoekelsoey - 135, um grande salto mas que foi superado pelo finlandês Harri Olli com 136m colocando toda a pressão sobre Ammann.
O suíço, com toda a calma do mundo, fez o ultimo salto com total segurança e óptimo estilo. Quando aterrou instalou-se ainda alguma duvida. A distancia era inferior à de Olli mas ainda assim tinha um salto maior, trazido da primeira ronda. As notas de estilo acabaram por ser decisivas. Quando foram calculadas as pontuações Simon Amman pode finalmente celebrar. Acabava de sagrar-se como novo Campeão do Mundo de Ski Jumping em trampolim K-120. Um total de 266.1 pontos, apenas mais 0.2 pontos que Harri Olli que estava ainda em choque, pela forma como lhe tinha escapado o titulo das mãos. Roar Ljoekelsoey com 262.9 pontos conquistou a medalha de bronze. Um excelente resultado para este atleta que esta temporada sobe ao pódio pela primeira vez, e em grande estilo.
De destacar que o melhor atleta nipónico foi o jovem estreante Tochimoto. O japonês ficou na 16ª posição depois de fazer dois saltos de 117m e 121m.

No comments: