Sunday, August 3, 2008

Os três suspeitos do costume


Kofler, Schlierenzauer e Morgenstern foram os saltadores mais fortes na segunda prova do Torneio das 4 Nações, tendo conquistados os três lugares disponíveis do pódio para a Áustria. Levaram as medalhas e o jovem “Gregor” estabeleceu um novo recorde de trampolim.
Numa sessão marcada pelo forte vento e chuva, o espectáculo ainda teve tempo para se desenrolar, a esquadra japonesa estava a dar show mas quando Tochimoto se preparava para saltar (colete 36) começou o calvário dos organizadores. Três tentativas mais tarde e 20 minutos depois a prova viria a arrancar para perder mais 20 minutos e ficar a 8 saltos de terminar a primeira ronda. O tempo teimava em piorar (muito vento acompanhado de uma chuva incomoda). Por fim a organização acabou por determinar que haveria apenas uma ronda e o melhor estava ainda para vir.
Os suíços da casa Ammann e Kuttel desiludiram tendo acabado no 7º e 10º posto respectivamente. Mas seria Schlierenzauer que romperia o tédio de uma competição pouco emocionante, com quase nenhum público e com demasiadas interrupções. Valeu a espera porque o ex-campeão do Mundo de juniores fez uma marca incrível de 121 metros batendo o anterior recorde do trampolim de 116m, (que já era seu e de Morgenstern). A aterragem não contou com o elemento técnico de Telemark e acabou por perder pontos dos júris. No fim foi Kofler o mais regular tendo saltado 118m, tecnicamente perfeito, mereceu conquistar o ouro, apesar da diferença de apenas 1 ponto para Schlierenzauer. Uma vitória emocionante mesmo no último salto. O terceiro lugar foi para o campeão do Mundo Thomas Morgenstern com 115m e mais um ponto que o quarto classificado, o ainda líder do Torneio dos 4 Trampolins, o alemão Georg Spaeth. Finalmente, destaque para o gaulês Emmanuel Chedal que obteve um surpreendente 5º lugar. Um dos melhores registos da sua carreira e certamente muito motivador para a próxima prova precisamente na França, em Courchevel.
Veremos se o próximo trampolim regista melhor tempo do que fez na Suíça, já que aí o Grande Prémio de Verão só tinha mesmo isso, o nome de Verão, porque o tempo que fazia lembrava mais o da temporada de Inverno.


Resultados:
Andreas Kofler - 118m – 139.4 pts
Gregor Schlierenzauer - 121 – 138.3 pts
Thomas Morgenstern - 115 – 135.4 pts

No comments: